O ex-secretário Simplício Araújo se destacou pelo grande trabalho realizado a frente da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), diante desse cenário de grandes conquistas mais uma novidade para oferecer mais qualidade de vida aos maranhenses foi anunciada.

Para oferecer melhores serviços de saúde, segurança pública e mecanismos de desenvolvimento, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), dará início à primeira fase do projeto de construção de diversos helipontos no Maranhão, com operação diurna e noturna.

Em recente reunião realizada entre o ex-secretário da Seinc, Simplício Araújo e o comandante do Centro Tático Aéreo, Cel. Ismael de Souza, foram discutidos pontos estratégicos para instalação e operações nos helipontos.

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Cidades como Pinheiro, Lago da Pedra, Pedreiras, Coroatá devem receber a primeira fase do projeto, que vai ajudar em demandas como transferência de pacientes do interior para a capital, serviços de segurança, entre outros.

“Estamos investindo nesses pontos, tendo em vista que a infraestrutura aeroportuária pode ajudar em diversas ações. Além dos helipontos, já estamos investindo na revitalização dos nossos aeroportos”, pontuou ex-secretário Simplício Araújo.

Os municípios citados passaram por estudos de viabilidade técnica, para construção de acordo com a legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os helipontos serão construídos em localidades onde, preferencialmente não há aeródromo ou de acordo com a viabilidade detectada.

Infraestrutura aeroportuária

Além da construção de helipontos, o Governo do Maranhão, por meio da Seinc, já entregou os aeroportos de Bacabal, que estava interditado desde 2008 por inadequações, o de Carolina e Balsas, totalmente reformados.

No de Bacabal, foram realizados serviços de manutenção preventiva e corretiva, além de uma série de melhorias estruturais executadas pelo Governo do Estado, agora o aeroporto atende as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Todos os espaços receberam recuperação da pista de pouso e decolagem, sinalização, além de reforma estrutural.

Atualmente, estão sendo reformando os aeroportos de Colinas e Santa Inês. Em ambos estão sendo realizados serviços de cerca, manutenção de áreas verdes, e reforma do terminal de passageiros.