Rejeição: metade dos eleitores não votaria em Roseana, Braide e Maura surpreendem negativamente

MARANHÃO21 SÃO LUIS MA – ELEIÇÕES 2010/DEBATE/MARANHÃO - NACIONAL – Debate entre os candidatos ao governo do Maranhão, na TV Globo, em São Luis. Da esq. p/dir : Roseana Sarney. 28/09/2010. FOTO: DIDA SAMPAIO/AE

Os números da pesquisa Exata divulgadas nesta quarta-feira, 21, confirmaram que a ex-governadora Roseana Sarney mantém a maior rejeição entre todos os pré-candidatos ao Governo do Estado elencados no levantamento. A peemedebista tem quase o dobro de rejeição em relação ao governador Flávio Dino, por exemplo.

O levantamento analisou cinco nomes. Roseana Sarney foi citada por 49% dos entrevistados; Roberto Rocha marcou 35%; Dino 27%; 25% disseram que não votariam de jeito nenhum em Maura Jorge e 21% em Eduardo Braide. Votaria em todos 4% e não votaria em nenhum 9%.

Os dados em relação a Roseana, Roberto Rocha e Flávio Dino é compreensível, diante do fato de ocuparem ou terem ocupado cargos majoritários. A filha de Sarney é ex-governadora e ex-senadora, Roberto é senador, e, naturalmente, uma parcela saudosa pela mamata reclama do governo comunista.

Situação diferente de Maura Jorge e Eduardo Braide. A primeira é conhecida na região de Lago da Pedra, onde concentrou sua carreira política e mesmo assim possui rejeição parecida a de Flávio Dino. Já Braide, desconhecido no resto do estado, não convence nem nos currais eleitorais controlados por sua famíglia em Anajatuba, Icatu e Santa Luzia.

Dino é o único a comemorar os resultados da Exata. Afinal, apesar de estar em evidência, mantém rejeição muito menor em comparação a sua principal adversária (Roseana), ao antigo aliado Roberto Rocha e, caso aplicada a margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, praticamente idêntica com Maura Jorge e Eduardo Braide.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here